domingo, 25 de dezembro de 2016


MAIS UM ANO

Jean Lacerda

Busque em um ano novo
Aquilo que você não pode procurar no velho.
Seja aquilo que você não foi
E o que você não pode ter se arrependido de ter sido.

Sorria pelas coisas simples da vida
E por todas as coisas que você esqueceu de sorrir.
Ame mais intensamente todos os seus amores
Só não se esqueça de amar mais ainda os que você não retribuiu.

Seja quem você sempre foi
Mas seja melhor ainda.
Acorde feliz por um novo dia
Sempre se lembrando que ele não vai acontecer de novo.

Compartilhe suas emoções
Sabendo que algum dia você pode ficar sem alguém para senti-las.
Natal 



quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Filtro dos Sonhos

             No seminário Integrador III, começamos uma atividade muito interessante feita em grupo , que concluímos no seminário IV, onde pesquisamos sobre os sonhos, com suas dúvidas e certezas, onde elaboramos algumas questões, porém uma que me instigou bastante foi  sobre se há realmente significado nos sonhos, desta forma abaixo segue um pouco da minha pesquisa.
 Desde tempos muito antigos, as pessoas acreditavam que os sonhos tinham algum sentido. Muitos dos conquistadores antigos incluíram interpretadores de sonhos em suas comitivas e orientaram por eles as suas ações militares. A própria Bíblia relata sonhos a que foram atribuídos significados. Na antiguidade ( e ainda hoje, em alguns lugares ), era também comum considerá-los como influência de espíritos e às vezes se atribuía a eles a faculdade de predizer o futuro.
            Para o psicanalista Roberto Girola, os sonhos são janelas para a alma que nos permitem ter acesso ao inconsciente deixando ele se manifestar e tentar revelar algo que está escondido. Ele é um grande instrumento para você ter acesso ao mundo interno.
             Ele é paradoxal, ao mesmo tempo em que o sonho procura revelar algo, ele faz isso escondendo.
             Freud definiria isso como trabalho do sonho.




     " O sonho é como uma peça teatral que o inconsciente monta.Ele escolhe o cenário, os personagens, o roteiro, mas nada disso é casual".


          

Os sonhos são misteriosos. Muitas vezes, o significado não está claro e interpretá-los pode não ser tão simples

Referências:





quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Realizando um Sonho

   Este final de ano, estou realizada, e gostaria de compartilhar com vocês uma boa notícia, consegui um estágio com alunos de inclusão, só tenho a agradecer, pois através do curso de pedagogia, muitos conhecimentos estou adquirindo, e muitas novas oportunidades estão surgindo.
   Não existe felicidade maior, quando se está fazendo o que realmente gostamos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016


  • Utilizando a fotografia como recurso pedagógico


      A fotografia é um recurso do qual não devemos abrir mão em sala de aula, pois através de fotos podemos realizar várias atividades, como resgatar o passado das cidades , da família, ilustrar cartazes.
      A fotografia aliada a tecnologia,  como os celulares utilizados pelos alunos, podem nos trazer ricas contribuições, através de pesquisas nos mais variados assuntos.
      Portanto a fotografia está presente em nossa vida desde os tempos antigos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Trabalhando os cinco sentidos
  Trabalhei com meus alunos , os cinco sentidos, de uma maneira diferente da tradicional:
Visão: Saímos para o pátio da escola, onde cada um devia observar e anotar o que estava vendo em sua volta, depois retornamos para a sala de aula e cada um descreveu o que viu, como árvores com folhas de diferentes tonalidades,flores de várias cores e tamanhos.
Paladar: Vendei os olhos dos alunos e dei para eles provarem, suco de laranja, suco de limão,água com açúcar, com sal.Depois discutimos o gosto que sentiram, doce, salgado, azedo.
Olfato : Levei diversos perfumes para eles cheirarem. depois me falaram que sentiram cheiro de flores, frutas.
Audição: Coloquei tipos de músicas, como: samba, pagode, gospel. Eles me relataram que se sentiram de acordo com a música: calmos, alegres , agitados.
Tato: Levei diversos objetos, como: algodão, lixa, escova, garrafa com água morna e gelada,bichinho de pelúcia, coloquei em uma caixa, onde eles não enxergava, mas tinham que colocar a mão e sentir, se era, macio, áspero, quente, frio.
      Assim entenderam de uma forma mais criativa, os cinco sentidos, foi uma aula bem legal, eles adoraram.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Portfólio
   Portfólio é o conjunto coerente  de documentação ( fotos, desenhos, histórias ), refletidamente selecionadas , significativamente comentada e sistematicamente organizada no tempo em que revela um percurso lógico.
   Realizei um portfólio sobre “ Conhecendo Canoas “ , para conhecermos um pouco mais da história de Canoas, como a origem do nome, povo canoense, pontos turísticos e outros.
   Desta forma e aliada as tecnologias que temos hoje em dia, pudemos pesquisar e ilustrar nosso trabalho.
   Este portfólio foi importante para o aprendizado, pois aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

   As ciências e a vida sustentável

      O desrespeito pela natureza, está cada vez maior, pois o homem atualmente pensa somente em seu benefício próprio, esgotando tudo o que a natureza produz, sem planejar o tempo de renovação dos recursos naturais.
   Os indígenas sempre tiveram respeito e cuidado com a natureza, tirando dela, tudo que ela oferece, mas sem esquecer o tempo dela renovar e gerar novos frutos.
      Por isto, devemos desde a educação infantil, conscientizar as crianças, quanto a importância com o cuidado e o respeito ao meio ambiente, ensinando a eles a viverem de uma forma sustentável.
    

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Conhecendo Canoas

     Através do portfólio realizado, sobre a história de Canoas, um prédio que me chamou a atenção, pela beleza da sua construção, foi a casa de artes Vila Mimosa, um patrimônio cultural de Canoas.Segue abaixo, informações sobre visitações e foto. 


Casa das Artes Villa Mimosa

























Uma casa rica em história e generosidade para a difusão e formação da arte em suas várias linguagens. Assim é a Casa das Artes Villa Mimosa, um dos prédios mais antigos da zona urbana de Canoas. Tombado como patrimônio histórico municipal em 2009, o local foi posteriormente restaurado, constituindo-se no primeiro centro cultural público do Município.
Construído em 1904, em estilo neoclássico, e preservado por décadas pelo casal Frederico Guilherme Ludwig e dona Mimosa, os primeiros proprietários, o prédio da Villa Mimosa foi restaurado pela construtora Goldzstein Cyrela. A Prefeitura de Canoas entregou oficialmente o Centro Cultural à comunidade em junho de 2012.
O espaço, agora público, dispõe de ambientes e projetos para formação, expressão e disseminação cultural dos artistas locais e a comunidade em geral.
Uma intensa agenda de atividades é divulgada periodicamente, sempre com acesso gratuito.
Horários de funcionamento e informações

Atendimento ao público e visitação: de terça a sexta, das 09h às 18h. Sábados e domingos, das 14h às 19h.

Av. Guilherme Schell, nº 6270 - Centro - Canoas - RS
Fone: (51) 3428 5789
Email: villa.mimosa@canoas.rs.gov.br
A Casa das Artes Villa Mimosa também recebe grupos para visitas guiadas históricas. O agendamento pode ser feito pelo telefone 51 3428 5789.
Referência:
http://www.canoas.rs.gov.br/site/home/pagina/idDep/24/id/202
Agradecimento a todos professores e tutores

   Mais um final de semestre chegando, e eu só tenho a agradecer pelo empenho de todos os professores e tutores, que se empenham em nos passar todos os conhecimentos, e que estão sempre dispostos a nos ajudarem, nos momentos em que mais precisamos, seja explicando quando surgem dúvidas, ou no fórum,  ou por email, quando estamos desesperadas em dar conta das atividades nos prazos estabelecidos.
   Que venha novo semestre e com ele novos desafios!!


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Objetos digitais de aprendizagem

   Estudando os objetos digitais de aprendizagem,escolhi um que me chamou bastante atenção para trabalhar com meus alunos do mais educação.
   Como dou aulas de reforço de matemática, escolhi a atividade do muro numérico, e adaptei com a faixa etária dos meus alunos que são em torno de sete anos.
   Realizei uma atividade, onde eles deveriam fazer operações de adição com o uso de material concreto e pintar o resultado correto, os alunos adoraram esta atividade, pois saiu do método tradicional, despertando o interesse por parte deles.







quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Escolas Gaiolas ou Escolas Asas

   Segundo Rubem Alves há escolas que são asas , outras são gaiolas.

  Escolas gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle, o seu dono pode levá-los onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono, deixaram de ser pássaros, porque perderam sua essência.

                                     

   Escolas asas não amam os pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo .Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado. Nós como professores, precisamos dar asas aos nossos alunos, encorajando o vôo deles, para que sintam prazer em estudar.





segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O que é Ciências ?

      É a disciplina que estuda o relacionamento do ser humano com o meio ambiente, buscando conhecimento sobre tudo o que se encontra no universo.

Porque estudar ciências ?

     Porque necessitamos de respostas para nossas curiosidades e a ciências sempre deixa portas abertas para que possamos aprender mais.
      Podemos aprender ciências em quase tudo a nossa volta, no nosso jardim, pesquisando insetos, no pátio da escola, pesquisando as plantas, em saídas a campo, lendo uma bula de remédio, observando o clima, enfim a ciências faz parte de nosso cotidiano, sendo assim ela não deve estar presente somente nos livros didáticos.


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Tempo no Espaço Escolar

Para o professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária?

      Sim, o tempo na escola é diferente de alguns anos atrás, pois organizar o tempo é primordial nos dias de hoje para obtermos êxito na aprendizagem com nossos alunos, pois não podemos somente correr para conseguirmos dar conta dos conteúdos propostos, devemos propiciar aos alunos, aulas interessantes e prazerosas, que despertem a vontade de aprender, aulas expositivas, práticas, visitações e o uso do concreto, porém sem esquecer o respeito ao tempo de aprendizagem de cada um.




quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Workshop

   Momento de aprendizagem, nervosismo e integração com o grupo.Sempre um novo aprendizado.


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Construindo modos de observar

            Este conteúdo me mostrou que estamos em constante aprendizado, pois ao assistir o vídeo que a professora passou , refleti entre a diferença de “ ver e olhar “, aprendi que esta diferença existe.
            Nunca tinha parado para pensar nisto, de repente pela correria do dia-a-dia ou pelo turbilhão de informações que recebemos todos os dias.
            Mas através do vídeo, descobri que o ver é uma maneira superficial, simplesmente vemos, sem nos aprofundarmos naquela situação, às vezes olhamos por olhar, porque algo nos chama a atenção, como um ruído,um colorido, uma paisagem, o som de uma voz, mas de maneira superficial, sendo assim sou uma observadora não participante.
            Já no olhar, este sim, necessita atenção, pois é mais profundo, tem o interesse de entender, sentir e concluir.
            O olhar gera muitas vezes angústia, apreensão, desperta curiosidade entre outros.
            O olhar complementa o ver, pois para olhar é preciso antes ver, e se esta situação nos chama a atenção, olharemos com atenção, interesse e profundidade, sendo assim me torno uma observadora participante.
            Desde então onde ando em meu cotidiano diário, estou sempre vendo e olhando, vendo de maneira superficial e olhando a tudo aqujlo  que me desperta interesse.







sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Síntese Reflexiva

   No início do semestre nos reunimos em pequenos grupos para discutirmos sobre síntese reflexiva e responder as seguintes questões:

1) O que é uma síntese reflexiva de um semestre ?

    Conseguir articular conceitos estudados de maneira que sejam acrescentados na prática, e vinculados com todas as interdisciplinas de forma pluridisciplinar. Assim construímos um texto em que este procedimento se faz presente.

2 ) O que se aprende nessa escrita e na apresentação da síntese ?

 Retomamos os conceitos de forma reflexiva, mais analítica e com uma visão mais crítica de um todo. A nossa postura em sala de aula e até mesmo como acadêmicos é retomada e percebida através da organização de nossa apresentação.

3 ) Que dificuldades envolveram essa escrita ?

    Dificuldade maior de se tornar protagonista.


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Final de semestre

   Estamos chegando ao final de mais um semestre, de muito aprendizado , que vai deixar saudades, mas outros virão, e com eles novas aprendizagens.
   Gostaria de agradecer o empenho e paciência de todos os envolvidos nestes processo, tutores, professores que  me ajudaram nesta caminhada.
   Obrigada!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Minha infância

   Na aula quatro de ludicidade, nossa tarefa era pensar sobre nossa infância, lembrando jogos e brincadeiras que se fizeram presentes nessa etapa de nossas vidas.
   Então vou compartilhar um pouco de minha infância com vocês.
   Minha infância foi muito feliz, brinquedos industrializados eu ganhava no aniversário, natal e dia da criança, era tão bom esperar estas datas. A maioria dos brinquedos eram confeccionados por meu pai, meu irmão mais velho e por mim, desenvolvendo assim a criatividade e a curiosidade de vê-los prontos. Lembro que meu irmão fez para mim uma casinha de brinquedos que dava para entrar, era tudo de bom.Meu pai e eu fazíamos pipas, pés de lata, pernas de pau.Gostava também de jogar com os amigos a tardinha, jogávamos dama, cinco marias,amarelinha e a noite a minha família se reunia e jogávamos stop.Desta maneira desenvolvi o raciocínio, a cooperação , a socialização , a motricidade, entre outros.



 

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Trava-línguas

   Na oitava e nona semana da interdisciplina de literatura, tivemos exemplos de trava-línguas, minha mãe já brincava comigo com trava-línguas, mas não sabia que tinha este nome.Por isto resolvi pesquisar sobre este assunto e compartilhar com vocês.
   Tava-línguas, brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras, abaixo escolhi três exemplos de nível fácil, médio e difícil.

* Nível fácil

O rato roeu a roupa do rei de roma.A rainha com raiva resolveu remendar.

* Nivel médio

 Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia.

* Nível difícil

Num ninho de mafagafos, tem cinco mafagafinhos.Quem os desmafagafizá-los, bom desmafagafizador será.

   O trava-línguas desenvolve diversas aprendizagens nos alunos, como:

* Participar de interações orais em sala de aula.
* Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
* Ler textos, poemas, canções com autonomia
* Segmentar palavras em textos.
* Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras.
* Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas.

Referências:












quarta-feira, 8 de junho de 2016

Os jogos no desenvolvimento das crianças

   Ensinar com jogos é mais do que brincar, pois desenvolve a atenção, a criatividade, a cooperação, o respeito e o trabalho em equipe.
   Através dos jogos, as crianças tem noção de quantidade, de espaço e desenvolvem o raciocínio lógico.
   Em minhas aulas, sempre disponibilizei momentos para jogarem com jogos que eles mesmo confeccionavam em sala de aula.





  

terça-feira, 31 de maio de 2016

Conhecimento prévio em libras

   Na interdisciplina de libras, quando perguntado se já tive contato com alguém surdo, lembrei-me que dava aula para um menino que era filho de um casal surdo-mudo.
   Toda vez que precisava falar com os pais deles, como a escola não tinha ninguém que conhecesse a língua de sinais, vinha uma tia do menino que servia de intérprete ou tínhamos que improviar através de gestos.
   Infelizmente as escolas ainda não tem estrutura para lidar com estas situações, pois faltam pessoas especializadas.É  preciso investir mais na capacitação de pessoal para estas necessidades.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Trabalhando com Fábulas

   Sempre trabalhei com fábulas, com meus alunos, pois adoro fábulas, gostava de trabalhar nas aulas de religião, pois as fábulas sempre transmitem uma lição de moral.
   As fábulas são normalmente representadas por animais, que possuem as características dos humanos, como: egoísmo, avareza, vaidade, esperteza, ingenuidade, verdade, mentira, entre outros.
   Desta maneira os alunos podiam refletir os valores transmitidos através das fábulas.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sou surda e não sabia

   Este filme assistimos na quarta semana da interdisciplina de libras,um filme muito triste, pois se tratava de uma menina que nasceu surda e não sabia, achava até que era de outro planeta.
   Mas o que mais me chocou, foi o fato de quando os pais descobriram que era surda, foram se afastando e excluindo ela, que ficou cada vez mais sozinha.A exclusão não pode começar dentro de casa, na família , esta tem que ser a base para que a pessoa se sinta segura e tenha coragem de enfrentar o mundo lá fora.
   Abaixo deixo o linck do filme, vale a pena assistit.

https://moodle.ufrgs.br/mod/page/view.php?id=1001018

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Contos de Fadas

   Os contos de Fadas já existiam, desde os tempos antigos, naquela época eram contadas para as crianças por pessoas simples, camponeses, como forma de entreter as crianças, Com o tempo elas passaram a serem escritas e publicadas, para leitura,
   Nós como docentes, devemos trabalhar os contos de fadas em sala de aula, seja na forma de conto, de teatro, pois ela leva a criança a viajar em um mundo de imaginação, que desperta emoções e alegrias as crianças,pois na história, tudo sempre acaba bem, o bem vence o mal, desta maneira a criança aprende valores que vai levar por toda vida.





quinta-feira, 28 de abril de 2016

Minha voz, Minha vida

   Na interdisciplina de música, assistimos o filme Minha voz, Minha vida que é uma maneira de refletir sobre os cuidados que o professor deve ter com a sua voz.
   Conta a trajetória de três professores, onde a primeira levou 10 anos para procurar auxílio, por ter perdido totalmente a voz, por excesso de trabalho.
   O segundo é um professor consciente que faz de tudo para proteger sua voz, como: aquecimento e desaquecimento vocal,toma água,diminui a competição com ruídos externos, chama a atenção dos alunos sem gritar.
   Já o terceiro é um professor sem nenhuma noção, pois está sempre gritando, inclusive em casa, mesmo sem perceber, mas com o tempo percebe e conta com a ajuda de sua esposa para procurar ajuda profissional.
   Por isto nós docentes, devemos desde sempre cuidar de nossa voz, pois ela além de ser nosso instrumento de trabalho , é também nossa vida.
   Abaixo disponibilizo o linck do filme: Minha voz, Minha vida:
   
   https://www.youtube.com/watch?v=d9e4oHqtIXY

terça-feira, 19 de abril de 2016

OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA

 A música vai muito além de uma forma de entretenimento, pois ela acalma e relaxa e traz muitos benefícios a saúde, pois pode ser usada para a prática de esportes, criar vínculos,acalmar, amenizar dores,diminuir o estresse, aliviar a depressão e nos trazer alegria.
 Uma pesquisa descobriu que ouvir a música que você gosta ,libera dopamina, a substância do bem estar. A pesquisa estudou muitas pessoas que quando ouviram sua música favorita, tiveram altos níveis de dopamina liberados no organismo, causando felicidade, emoção e alegria. O impulso dura cerca de 15 minutos após ouvir a sua música favorita.

http://www.curiosidadecientifica.com.br/cientistas-descobriram-10-beneficios-para-ouvir-musica-sempre/