quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Filtro dos Sonhos

             No seminário Integrador III, começamos uma atividade muito interessante feita em grupo , que concluímos no seminário IV, onde pesquisamos sobre os sonhos, com suas dúvidas e certezas, onde elaboramos algumas questões, porém uma que me instigou bastante foi  sobre se há realmente significado nos sonhos, desta forma abaixo segue um pouco da minha pesquisa.
 Desde tempos muito antigos, as pessoas acreditavam que os sonhos tinham algum sentido. Muitos dos conquistadores antigos incluíram interpretadores de sonhos em suas comitivas e orientaram por eles as suas ações militares. A própria Bíblia relata sonhos a que foram atribuídos significados. Na antiguidade ( e ainda hoje, em alguns lugares ), era também comum considerá-los como influência de espíritos e às vezes se atribuía a eles a faculdade de predizer o futuro.
            Para o psicanalista Roberto Girola, os sonhos são janelas para a alma que nos permitem ter acesso ao inconsciente deixando ele se manifestar e tentar revelar algo que está escondido. Ele é um grande instrumento para você ter acesso ao mundo interno.
             Ele é paradoxal, ao mesmo tempo em que o sonho procura revelar algo, ele faz isso escondendo.
             Freud definiria isso como trabalho do sonho.




     " O sonho é como uma peça teatral que o inconsciente monta.Ele escolhe o cenário, os personagens, o roteiro, mas nada disso é casual".


          

Os sonhos são misteriosos. Muitas vezes, o significado não está claro e interpretá-los pode não ser tão simples

Referências:





Nenhum comentário:

Postar um comentário