segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Construindo modos de observar

            Este conteúdo me mostrou que estamos em constante aprendizado, pois ao assistir o vídeo que a professora passou , refleti entre a diferença de “ ver e olhar “, aprendi que esta diferença existe.
            Nunca tinha parado para pensar nisto, de repente pela correria do dia-a-dia ou pelo turbilhão de informações que recebemos todos os dias.
            Mas através do vídeo, descobri que o ver é uma maneira superficial, simplesmente vemos, sem nos aprofundarmos naquela situação, às vezes olhamos por olhar, porque algo nos chama a atenção, como um ruído,um colorido, uma paisagem, o som de uma voz, mas de maneira superficial, sendo assim sou uma observadora não participante.
            Já no olhar, este sim, necessita atenção, pois é mais profundo, tem o interesse de entender, sentir e concluir.
            O olhar gera muitas vezes angústia, apreensão, desperta curiosidade entre outros.
            O olhar complementa o ver, pois para olhar é preciso antes ver, e se esta situação nos chama a atenção, olharemos com atenção, interesse e profundidade, sendo assim me torno uma observadora participante.
            Desde então onde ando em meu cotidiano diário, estou sempre vendo e olhando, vendo de maneira superficial e olhando a tudo aqujlo  que me desperta interesse.







Nenhum comentário:

Postar um comentário