terça-feira, 30 de outubro de 2018

Uma Nova Etapa em minha vida

   Gostaria de compartilhar a alegria de estar trabalhando na educação infantil, pois fui nomeada em Cachoeirinha, desde Março de 2017. Nunca havia trabalhado com educação infantil antes, para mim está sendo tudo muito novo, trabalho com o maternal 1, crianças de 2 e 3 anos.
   Estou adorando, pude perceber que nesta faixa etária as atividades para eles são muito rápidas.
   Pude perceber também que conforme aprendi na interdisciplina de ludicidade, com o lúdico a criança tem a oportunidade de partilhar emoções, através dos jogos as crianças tem a oportunidade de socializar e desenvolver várias habilidades.
   Neste ano estou trabalhando em uma turma de berçário com crianças de idade entre 1 e 2 anos, esta fase é muito encantadora de trabalhar, pois nesta fase eles vão se desenvolvendo nos aspectos sociais, cognitivos e emocionais, nesta fase também começam a desenvolver a linguagem, através da imitação e da convivência com os colegas.
  
Vygotsky, acredita que a aquisição da linguagem na criança se dá devido à interação que a mesma possui com o ambiente que a rodeia e o convívio com outros da espécie.
            
Nas rodinhas cantadas e contação de histórias, percebemos o desenvolvimento das crianças do início do ano até agora, no início não conseguiam permanecer sentados e prestar atenção na atividade, mal balbuciavam algumas palavras, agora já interagem, cantando e batendo palmas com bastante entusiasmo, desenvolvendo aos poucos sua linguagem. Nas atividades de contação de histórias, agora já participam ouvindo e repetindo, por exemplo o som dos animais, identificando os mesmos. É gratificante ver como do início do ano, onde as crianças mal esboçavam alguns sons e agora com o passar do tempo, começaram a falar palavras, através da interação com o ambiente e o convívio com as professoras e com os colegas, imitando gestos e repetindo palavras, que a professora vai ensinando, muitas vezes associando palavras a gravuras. Este incentivo é fundamental para o desenvolvimento da criança em relação a linguagem, Vygotsky (2005) ressalta que:

A descoberta mais importante da vida da criança acontece por volta dos dois anos de idade, quando as curvas da evolução do pensamento e da fala se cruzam e unem-se para formar uma nova forma de comportamento, surgindo assim a fala racional ou pensamento verbal. Neste período a criança percebe que cada coisa tem um nome, um signo, um significado.. A curiosidade desperta e a criança desenvolve seu vocabulário. Desta forma.” É no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal”.
    Durante todo este ano, pude acompanhar o desenvolvimento da minha turma de berçário, porém o que mais me encantou foi o desenvolvimento da linguagem, o qual é encantador acompanhar, a cada dia novas descobertas.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Projeto de Aprendizagem

   Trabalhando com projetos, entendemos que professores e alunos aprendem e refletem sobre a importância do trabalho em equipe, possibilitando trocas de aprendizado.
   O trabalho em equipe proporciona resultados melhores, pois cada um tem uma maneira diferente de pensar, trocando conhecimentos e enriquecendo as novas descobertas.
   Segundo Zabala " O segredo de tudo está na participação dos alunos no processo ". 
   Desta forma a proposta do trabalho com projetos vê na participação dos alunos o diferencial para o sucesso da relação ensino aprendizagem.
   No estudo por projetos, o professor serve de mediador e orientador para ir conduzindo o trabalho, pois aumenta a motivação pela aprendizagem, pois torna as aulas menos massantes e mais atrativas, despertando os alunos para novas maneiras de buscar o saber, desenvolvendo o trabalho em equipe, aumentando sua autoestima, pois os alunos fazem escolhas e tomam decisões baseadas em seus conhecimentos.
   Eu trabalho na educação infantil, com uma turma de berçário com idade entre 1 e 2 anos, e estamos desenvolvendo o projeto " B2 A no Sítio do Seu Lobato " O trabalho será desenvolvido com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta, bem como aprender o cuidado e o respeito com os animais e a natureza. 
Os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais em seu cotidiano.
Diante da curiosidade das crianças pela música: O sitio do seu Lobato e pelos os animais, decidimos explorar o tema proposto a partir de várias estratégias metodológicas, contemplando o lúdico na educação infantil.Desta forma pensamos na utilização de diferentes formas de brincadeiras e atividades que contribuirão para inúmeras aprendizagens e para ampliação de novos e já existentes significados. 
Uma forma de descobrir o que está à sua volta, desenvolver capacidades, organizar emoções e iniciar os primeiros relacionamentos no meio da convivência com outros pares. Desta forma, BRASIL (1998) salienta que: 

“A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Assim, cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se, expressarem-se, demonstrando os seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a autoestima.” (p. 31).

Portanto, nosso projeto irá possibilitar que a criança conheça os diferentes tipos de animais e suas características, e nós educadoras mediando à descoberta do seu mundo.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3ºvol. Brasília: MEC/SEF, 1998

ZABALA, Antoni. Modelos se discutem ( artigo ) .Revista do Ensino Superior. São Paulo: Editora Segmento.Ano 2, nº26, novembro de 2000, pp. 12-15.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

História Coletiva

   No Seminário Integrador II, foi nos proposta uma atividade que nunca tinha realizado antes, foi nos proposto trabalharmos em grupo e escrevermos uma história coletiva, que nos exigiu sintonia e cooperação, respeitando o prazo de escrita de cada uma de nós.Escolhemos o tema romance e colocamos o título " De Repente, Amor! " , foi muito legal, pois ficávamos na expectativa de escrevermos nossa parte,desta maneira tínhamos que aguardar a escrita da colega, para prosseguirmos com nossa contribuição.
   Foi uma atividade enriquecedora, pois nunca tinha pensado que daria tão certo.
   Nesta época estava lecionando para o quarto ano do ensino fundamental, e resolvi fazer esta atividade com meus alunos, porem fiz através de gravuras e eles foram construindo sua história, eles adoraram a atividade e eu também, pois foi uma atividade que despertou a curiosidade e o interesse por esta atividade.

Reescrita de: 04/12/2015

https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2015/12/historia-coletiva-romance-ja-havia.html

terça-feira, 9 de outubro de 2018


Infâncias na Mídia

Infelizmente hoje em dia, as crianças se tornaram o maior alvo da mídia.A mídia é persuasiva , pois com suas propagandas e programas de televisão, oferecem produtos totalmente desnecessários, que não contribuem em nada para o seu  desenvolvimento, é uma relação perigosa , pois a mesma é realizada por grupos que transmitem valores que as crianças ainda não possuem condições de entendimento, muitas vezes pesquisam na internet navegam pelas redes sociais, fazendo amizades virtuais que podem causar um sério dano a formação de seu caráter, pois eles tem informações a todos conteúdos, muitas vezes impróprios a sua faixa etária.

   As crianças de hoje em dia, já estão tão viciadas nas tecnologias que perderam o interesse pelas brincadeiras simples e saudáveis, e os pais por sua vez para suprir sua falta de presença em casa, compram tudo que a criança vê mas propagandas de televisão.
  Uma infância saudável deve unir diversão, informação, não esquecendo as tradicionais brincadeiras que desenvolvem a socialização e interação entre eles.

Reescrita de 04/12/2015

https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2015/12/infancias-na-midia-infelizmente-hoje-em.html


terça-feira, 2 de outubro de 2018

Escolas Gaiolas ou Escolas Asas

   Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
   Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.Pássaros engaiolados sempre têm um dono.Deixaram de ser pássaros.
  Porque a essência dos pássaros é o vôo.
  Escolas que são asas não amam seus pássaros engaiolados, o que elas amam são pássaros em vôo .Existem para dar aos pássaros coragem para voar.Ensinar o vôo, isso elas não podem, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado.
   Nós como professores não podemos impedir o vôo de nossos alunos, e sim incentivá-los a continuar na busca de novos desafios, que lhe servirão de base para formação de seu caráter, como cidadãos críticos na sociedade.

Resultado de imagem para escolas gaiolas ou asas

Reescrita de 20/10/2016

https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2016/10/escolas-gaiolas-ou-escolas-asas-rubem.html