Projeto de Aprendizagem
Trabalhando com projetos, entendemos que professores e alunos aprendem e refletem sobre a importância do trabalho em equipe, possibilitando trocas de aprendizado.
O trabalho em equipe proporciona resultados melhores, pois cada um tem uma maneira diferente de pensar, trocando conhecimentos e enriquecendo as novas descobertas.
Segundo Zabala " O segredo de tudo está na participação dos alunos no processo ".
Desta forma a proposta do trabalho com projetos vê na participação dos alunos o diferencial para o sucesso da relação ensino aprendizagem.
No estudo por projetos, o professor serve de mediador e orientador para ir conduzindo o trabalho, pois aumenta a motivação pela aprendizagem, pois torna as aulas menos massantes e mais atrativas, despertando os alunos para novas maneiras de buscar o saber, desenvolvendo o trabalho em equipe, aumentando sua autoestima, pois os alunos fazem escolhas e tomam decisões baseadas em seus conhecimentos.
Eu trabalho na educação infantil, com uma turma de berçário com idade entre 1 e 2 anos, e estamos desenvolvendo o projeto " B2 A no Sítio do Seu Lobato " O trabalho será desenvolvido com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta, bem como aprender o cuidado e o respeito com os animais e a natureza.
Os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais em seu cotidiano.
Diante da curiosidade das crianças pela música: O sitio do seu Lobato e pelos os animais, decidimos explorar o tema proposto a partir de várias estratégias metodológicas, contemplando o lúdico na educação infantil.Desta forma pensamos na utilização de diferentes formas de brincadeiras e atividades que contribuirão para inúmeras aprendizagens e para ampliação de novos e já existentes significados.
Uma forma de descobrir o que está à sua volta, desenvolver capacidades, organizar emoções e iniciar os primeiros relacionamentos no meio da convivência com outros pares. Desta forma, BRASIL (1998) salienta que:
“A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Assim, cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se, expressarem-se, demonstrando os seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a autoestima.” (p. 31).
Portanto, nosso projeto irá possibilitar que a criança conheça os diferentes tipos de animais e suas características, e nós educadoras mediando à descoberta do seu mundo.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3ºvol. Brasília: MEC/SEF, 1998
ZABALA, Antoni. Modelos se discutem ( artigo ) .Revista do Ensino Superior. São Paulo: Editora Segmento.Ano 2, nº26, novembro de 2000, pp. 12-15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário