terça-feira, 25 de setembro de 2018

Utilizando a fotografia como recurso pedagógico.

   A fotografia é um recurso do qual não devemos abrir mão em sala de aula, pois através de fotos podemos realizar várias atividades como resgatar o passado das cidades, da família, ilustrar cartazes,trabalhar a identidade dos alunos e também diversas áreas do conhecimento.
   A fotografia aliada a tecnologia, como os celulares utilizados pelos alunos, podem nos trazer ricas contribuições, através de pesquisas nos mais variados assuntos., pois ela está presente em nossas vidas desde os tempos antigos, e agora mais ainda, pois quase todos os alunos possuem celulares com câmeras fotográficas.
   Ao trabalharmos com fotografias, fizemos com que as crianças reflitam desde cedo através da interpretação das imagens, porém só conseguiremos alcançar bons resultados, se estes recursos forem bem mediados por nós professores, pois ele é um instrumento pedagógico facilitador da aprendizagem.

Resultado de imagem para fotografia

Reescritade: 12/12/2016

https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2016/12/utilizando-fotografia-como-recurso.html

terça-feira, 18 de setembro de 2018

 As ciências e a vida sustentável

      O desrespeito pela natureza, está cada vez maior, pois o homem atualmente pensa somente em seu benefício próprio, esgotando tudo o que a natureza produz, sem planejar o tempo de renovação dos recursos naturais.

   Os indígenas sempre tiveram respeito e cuidado com a natureza, tirando dela, tudo que ela oferece, mas sem esquecer o tempo dela renovar e gerar novos frutos.

      Por isto, devemos desde a educação infantil, conscientizar as crianças, quanto a importância com o cuidado e o respeito ao meio ambiente, ensinando a eles a viverem de uma forma sustentável, pois a escola é um espaço onde a criança começa a se inteirar com a sociedade, aprendendo valores que a seguirão durante toda sua vida.
   Este ano na minha turma do berçário 2, estamos trabalhando com um projeto chamado B 2 A no sítio do seu Lobato, com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta, bem como aprender o cuidado e o respeito com os animais e a natureza.Os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos.Possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais em seu cotidiano> Uma forma de descobrir o que está a sua volta, desenvolver capacidades, organizar emoções e iniciar os primeiros relacionamentos no meio da convivência com outros pares.Desta forma, BRASIL (1998) salienta que


“A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Assim, cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se, expressarem-se, demonstrando os seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a autoestima.” (p. 31).

   Portanto nosso projeto irá possibilitar que a criança conheça os diferentes tipos de animais e suas características, e nós educadoras mediando a descoberta do seu mundo.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3ºvol. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Reescrita de 05/12/2016

https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2016/12/ciencias-e-vida-sustentavel-o.html

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Trabalhando com Fábulas

Trabalhando com Fábulas

   Sempre trabalhei com fábulas, pois adoro fábulas, no ensino fundamental trabalhava nas aulas de religião, pois as fábulas sempre transmitem uma lição de moral.
   Agora trabalhando na educação infantil, vejo a importância das fábulas para o desenvolvimento das crianças, trazendo muitos benefícios para a educação das mesmas, pois as fábulas normalmente são histórias pequenas, que tem como personagens animais, que pensam, falam, e levam as crianças a um mundo de faz de conta e de imaginação, ao ouvirem as fábulas, os pequenos tem a oportunidade de refletirem sobre suas atitudes em relação aos seus colegas, professores e familiares, pois todas as fábulas transmitem uma lição de moral, e dependendo da faixa etária, podemos deixar que eles mesmos elaborem a moral da história, desenvolvendo sua capacidade de reflexão.
   Percebo que as fábulas favorecem a imaginação através da escuta, desenvolvendo a linguagem e o raciocínio, facilitando assim seu aprendizado.

Resultado de imagem para imagem de fabulas

Reescrito de: 24/05/2016

https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2016/05/trabalhando-com-fabulas-sempre.html

terça-feira, 4 de setembro de 2018

O Brincar na educação infantil

   É através das brincadeiras que as crianças se desenvolvem, interagindo com o lúdico, despertando a criatividade e o raciocínio por meio de atividades como jogos, músicas, brinquedos e imitações.É se divertindo que a criança se educa, socializa e aprende valores como disciplina, respeito, educação, e aprende a repartir o com os colegas.O brincar desenvolve aspectos como: físico, social, cultural, afetivo e cognitivo.
   Infelizmente muitos pais não valorizam a educação infantil, achando que seus filhos estão ali, somente para serem cuidados, sequer percebem o quanto esta fase é importante para seu desenvolvimento.
   Trabalhando e estagiando na educação infantil, vejo que é uma fase fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois através de brincadeiras, se comunicam com os coleguinhas e professoras, reproduzindo seu cotidiano diário.
   Segundo Vigotsky ( 2007 )
 
  O brincar e o brinquedo tem um papel no desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Ela desde muito cedo se comunica por meio de gestos, sons e por meio de determinadas representações de papéis na brincadeira, desenvolvendo sua imaginação e interação com o mundo.

   Trabalhando na educação infantil, vejo o quanto é importante um bom planejamento e uma rotina diária, que promova o desenvolvimento das crianças. Posso perceber através de atividades como: rodinhas cantadas, rodinhas de contação de histórias, de imitações, o quanto se desenvolvem, viajando por um mundo de faz de conta, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a linguagem. Nas brincadeiras com bolas, eles desenvolvem além da coordenação motora, a paciência, o esperar a sua vez, entre outros aspectos.
   O professor tem papel fundamental, pois cabe a ele mediar as brincadeiras, visando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Reescrita de 04/12/2015

http://blogdaveraarndt.blogspot.com/2015/12/o-brincar-na-educacao-infantil-e.html

Referências:


VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007