As ciências e a vida sustentável
O desrespeito pela natureza, está cada vez maior, pois o homem atualmente pensa somente em seu benefício próprio, esgotando tudo o que a natureza produz, sem planejar o tempo de renovação dos recursos naturais.
Os indígenas sempre tiveram respeito e cuidado com a natureza, tirando dela, tudo que ela oferece, mas sem esquecer o tempo dela renovar e gerar novos frutos.
Por isto, devemos desde a educação infantil, conscientizar as crianças, quanto a importância com o cuidado e o respeito ao meio ambiente, ensinando a eles a viverem de uma forma sustentável, pois a escola é um espaço onde a criança começa a se inteirar com a sociedade, aprendendo valores que a seguirão durante toda sua vida.
Este ano na minha turma do berçário 2, estamos trabalhando com um projeto chamado B 2 A no sítio do seu Lobato, com o intuito de estimular as crianças através do brincar, a entrar no mundo do faz de conta, bem como aprender o cuidado e o respeito com os animais e a natureza.Os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos.Possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais em seu cotidiano> Uma forma de descobrir o que está a sua volta, desenvolver capacidades, organizar emoções e iniciar os primeiros relacionamentos no meio da convivência com outros pares.Desta forma, BRASIL (1998) salienta que
“A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Assim, cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se, expressarem-se, demonstrando os seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a autoestima.” (p. 31).
Portanto nosso projeto irá possibilitar que a criança conheça os diferentes tipos de animais e suas características, e nós educadoras mediando a descoberta do seu mundo.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3ºvol. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Reescrita de 05/12/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário