terça-feira, 4 de setembro de 2018

O Brincar na educação infantil

   É através das brincadeiras que as crianças se desenvolvem, interagindo com o lúdico, despertando a criatividade e o raciocínio por meio de atividades como jogos, músicas, brinquedos e imitações.É se divertindo que a criança se educa, socializa e aprende valores como disciplina, respeito, educação, e aprende a repartir o com os colegas.O brincar desenvolve aspectos como: físico, social, cultural, afetivo e cognitivo.
   Infelizmente muitos pais não valorizam a educação infantil, achando que seus filhos estão ali, somente para serem cuidados, sequer percebem o quanto esta fase é importante para seu desenvolvimento.
   Trabalhando e estagiando na educação infantil, vejo que é uma fase fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois através de brincadeiras, se comunicam com os coleguinhas e professoras, reproduzindo seu cotidiano diário.
   Segundo Vigotsky ( 2007 )
 
  O brincar e o brinquedo tem um papel no desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Ela desde muito cedo se comunica por meio de gestos, sons e por meio de determinadas representações de papéis na brincadeira, desenvolvendo sua imaginação e interação com o mundo.

   Trabalhando na educação infantil, vejo o quanto é importante um bom planejamento e uma rotina diária, que promova o desenvolvimento das crianças. Posso perceber através de atividades como: rodinhas cantadas, rodinhas de contação de histórias, de imitações, o quanto se desenvolvem, viajando por um mundo de faz de conta, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a linguagem. Nas brincadeiras com bolas, eles desenvolvem além da coordenação motora, a paciência, o esperar a sua vez, entre outros aspectos.
   O professor tem papel fundamental, pois cabe a ele mediar as brincadeiras, visando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Reescrita de 04/12/2015

http://blogdaveraarndt.blogspot.com/2015/12/o-brincar-na-educacao-infantil-e.html

Referências:


VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário