terça-feira, 29 de maio de 2018

Planejamento

   O planejamento é essencial para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, mas para que o planejamento ocorra de maneira satisfatória, o professor precisa conhecer a realidade do aluno, respeitar sua bagagem de conhecimentos.Segundo Gandin, (1995,p.22 )

Planejamento é elaborar-decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso, verificar a que distância se está desse tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final, estabelecendo, executar -agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar-revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados

   O professor deve atuar como um mediador do conhecimento, garantindo que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem.
 
REFERÊNCIAS:

GANDIN,Danilo;CRUZ;Carlos H,Carrillo.Planejamento na sala de aula.Porto Alegre,1995.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

 "Sala de aula é lugar de brincar? Por uma pedagogia do brincar"

   No dia 21 de maio , tivemos a palestra da professora Dra Tânia Fortuna, sobre o brincar em sala aula, eu trabalho na educação infantil, com uma turma do berçário 2 , com crianças de 1 a 2 anos e vejo a importância do brincar em sala de aula, pois desenvolve os aspectos sociais, a autonomia, a experimentação do mundo.Infelizmente muitos pais não entendem a importância do brincar, acham que a criança não aprende nada.
   Mas as brincadeiras e os jogos, desenvolvem a cooperação, o respeito, limites e regras, além de desenvolver habilidades físicas como: correr, pular, rolar e desenvolve a linguagem e as habilidade motoras.
   Por isto a importância do brincar em todas as etapas do desenvolvimento da criança.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Inovações Pedagógicas

 Na  interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação discutimos no fórum sobre  inovação pedagógica que é o novo, alguma coisa que agregue o novo, que olhe os fenômenos e objetos de forma diferente. O novo no início pode gerar espanto, medo, curiosidade, mas sempre significa movimento, não significa que temos que romper com o passado, mas sim olhar o antigo com novos olhos, inovando nas práticas de ensino para obtermos situações de aprendizagem bem sucedidas.Inovações são sempre bem vindas, pois tornam as aulas mais prazerosas e menos massantes, pois os alunos sentem prazer no aprendizado, o professor precisa estar sempre se aperfeiçoando, através de cursos de formações.Segundo Perrenoud( 2001 a 2001 c. 2002). 
Trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão, um reajuste cotidiano de nossos próprios processos.Para que possamos ensinar nossos alunos, precisamos rever nosso próprio modo de aprender, nosso modo de construir a experiência.Um processo que se desenvolve resulta em aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
PERRENOUD, Fhelippe, THURLER, Mendonça G. As Competências para Ensinar no Século XXI. Formação dos professores e o desafio da Avaliação. ARTMED, Porto Alegre, 2004.