quarta-feira, 15 de maio de 2019

Reescrita de: 21/05/2018

Endreço do blog:https://blogdaveraarndt.blogspot.com/2018/05/sala-de-aula-e-lugar-de-brincar-por-uma.html

Sala de aula é lugar de brincar? Por uma pedagogia do brincar.

As atividades lúdicas além de serem divertidas e prazerosas, proporcionam as crianças, através de brincadeiras e jogos, a socialização, a imaginação, a curiosidade, a atenção, a troca de saberes, desenvolvendo diversas habilidades. Porém para que as brincadeiras sejam lúdicas, precisam atingir as necessidades e os interesses das crianças, desta forma o educador precisa ter muita dedicação, estudo e conhecimento ao desenvolver atividades com seus alunos. De acordo com Santos (1995):
O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).
         .
            Os jogos são também importantes recursos pedagógicos, pois através deles as crianças desenvolvem estratégias para resolver os problemas que se apresentam, exercitam a memória e desenvolvem a atenção e o raciocínio..Para Piaget (1978),
Os jogos são caracterizados em três grandes tipos: jogos de exercícios (0 a 2 anos), jogo simbólico (2 a 6 anos) e jogo de regras (6 anos em diante). Segundo o próprio autor, é “a função é que vai diferenciar esses jogos que não têm outra finalidade a não ser o próprio prazer do funcionamento”. (PIAGET, 1978, p.123).
O lúdico precisa estar presente em sala de aula como um recurso fundamental para o desenvolvimento das crianças, e o professor precisa ser o mediador deste processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário