sexta-feira, 22 de junho de 2018

A IMPORTÂNCIA DO BLOG

   Lembro quando cheguei na faculdade e tivemos que fazer um blog, fiquei meio apavorada, pois nunca tinha postado nada em blog, porém com o passar dos semestres, percebi que através do blog, podemos deixar guardados nossos aprendizados, e estes podem ser usados para pesquisas por qualquer pessoa, assim como nós também podemos visualizar sobre os mais diversos assuntos que enriquecem nossos conhecimentos.
   Desta forma, esta atividade está sendo muito importante, pois através dela, também aprendemos a escrever com mais coerência e a  nos expressarmos melhor.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

FINAL DE SEMESTRE

   Estamos chegando a mais um final de semestre, e quase ao final da nossa caminhada no curso de pedagogia, novas emoções, formatura, workshop com nova proposta este semestre.
   E a cada nova proposta de trabalho, novas formas de aprendizagem, a cada semestre, novas maneiras de adquirir o conhecimento. Que venha o próximo workshop, e com ele novas aprendizagens.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Trabalho de campo

   Na interdisciplina de EJA, fizemos uma atividade de campo com entrevista a três professores que trabalham com o EJA, e pudemos perceber o quanto é gratificante o trabalho com os alunos que realmente querem se alfabetizar, que têm uma jornada exaustiva de trabalho e ainda tem força de vontade de estudar, trazendo sua experiência de vida para compartilhar uns com os outros, correndo atrás do aprendizado, pois a maioria deles  não puderam continuar os estudos, pois tinham que trabalhar para sustentar a família
Segundo Marta Kohl:
...é importante mencionar ainda que a exclusão da escola coloca os alunos em situação de desconforto pessoal em razão de aspectos de natureza mais afetiva, mas que podem também influenciar a aprendizagem. Os alunos têm vergonha de freqüentar a escola depois de adultos e muitas vezes pensam que serão os únicos adultos em classes de crianças, sentindo-se por isso humilhados e tornando-se inseguros quanto a sua própria capacidade para aprender.”

Por isto precisamos valorizar a bagagem de conhecimento de vida, que cada um trás consigo, aproveitando este conhecimento para desenvolver o aprendizado destas pessoas.


REFERÊNCIAS:

HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Out./Nove./Dez.1999, n. 12, p.
59-73.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Projetos

   Trabalhar com projetos, desenvolve a curiosidade e desenvolve a criatividade, onde professor e aluno trabalham juntos, sendo o professor um mediador deste conhecimento.
   Os projetos podem contemplar várias interdisciplinas.Segundo Hernandez:


Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes." (HERNANDEZ, 1998).

   Os projetos despertam o interesse até dos alunos mais indisciplinados, pois a aula se torna mais atrativa, despertando o interesse pelas propostas que são do interesse do grande grupo, pois quando se trabalha em equipe o conhecimento flui de maneira interativa, pois todos participam deste processo de construção do conhecimento.

REFERÊNCIAS:


HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed,1998.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÂO DE ADULTOS SEGUNDO HARA

   Lendo o texto de Hara e assistindo aos vídeos, percebo  os desafios no ensino com o EJA, dificuldades em ensinar, alunos desmotivados, na maioria das vezes por jornadas exaustivas de trabalho, condições financeiras, que por isto priorizam o trabalho e a alimentação ao invés da educação.
            E os professores despreparados para o ensino do EJA, pois a grande maioria, leigos, que vão alfabetizar os alunos sem o mínimo preparo necessário para o bom desempenho, pois muitas vezes acreditam que ao usar um ou dois manuais seja suficiente para suprir os desafios em sala de aula.
            Porém é preciso respeitar o universo do educando, pois o homem é sujeito de sua aprendizagem e vai construindo seus conhecimentos em diferentes momentos da vida e a escrita é um destes conhecimentos.
            Todo ser humano sabe algo, então nós educandos  temos que auxiliar a melhorar  este conhecimento, respeitar o que cada um já sabe e contribuir para um aumento de autonomia e o convívio entre as trocas de conhecimento, verificando o que cada um já sabe para a elaboração da escrita, pois a maioria das pessoas possui conhecimento da escrita, através de encartes, propaganda, o seu nome, o que torna mais fácil seu aprendizado.Sendo assim nós educadores, precisamos observar o que cada aluno traz consigo, para promover o bom desempenho desta aprendizagem.


REFERÊNCIAS:

HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.