terça-feira, 10 de outubro de 2017

    Nesta semana na interdisciplina de Questões Étnico Raciais,  realizamos a atividade de pesquisar um vídeo curto sobre questões indígenas, afro, ciganos, refugiados, diversidade de gênero e religiosas, atividade bem rica porque pudemos enriquecer nosso repertório de aprendizagens. 

 Filme Preciosa
A injustiça está presente no cotidiano, e costuma ser um fator causador de grande comoção nas pessoas não atingidas por ela. Este filme é muito comovente e  tem um final positivo, é uma história de esperança. Diferentemente de muita que cruzamos no mundo real.
Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.


Data de lançamento12 de fevereiro de 2010 (Brasil)
DireçãoLee Daniels
RoteiroGeoffrey S. Fletcher
Música composta porMario Grigorov
PrêmiosOscar de Melhor Atriz Coadjuvante


 
 Este filme nos ensina a ter esperança, mesmo em meio a muitas dificuldades como foi o caso da adolescente de apenas 16 anos- conhecida como Preciosa, que sofreu vários tipos de violências e a forma como administrou a criação de um filho com síndrome de down.
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário