segunda-feira, 24 de abril de 2017

Projeto por aprendizagens turma 41

No dia 11 de Abril de 2017, tivemos o privilégio de conhecer a escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis, localizada no Bairro Nonoai em Porto Alegre. Nossa colega Marisa Kriese é diretora nesta escola, e nos concedeu o espaço para que junto dela pudéssemos desenvolver o Projeto de Aprendizagem, apesar de já termos trabalhado com Projeto de Aprendizagem no ano anterior, estávamos apreensivas e muito empolgadas para iniciarmos. A turma que trabalhamos é de quarto ano, a turma 41, composta por 16 alunos.
Primeiramente nos apresentamos aos pequenos, que estavam bem agitados, depois foram ficando mais tranquilos à medida que íamos conversando com eles.  Perguntamos seus nomes e idades, faixa etária entre 09 e 10 anos.
Conversamos com os alunos sobre a possibilidade de eles escolherem algo que fosse do interesse deles para nós trabalharmos juntos.  Dá para imaginar a farra que eles fizeram, ficaram muito empolgados e todos queriam falar ao mesmo tempo, Vera nossa colega que estava com uma planilha anotando as ideias, mal conseguia acompanhar. Como as sugestões eram diversas, que já era de se imaginar. Combinamos com eles que iríamos fazer uma votação.
Esta seria a primeira vez que eles iriam trabalhar desta forma — com Projeto de aprendizagens, a professora Tânia deu toda uma explicação de como funciona o Projeto de Aprendizagem, bem como a professora Marisa que nos auxiliou e complementou que esta forma de trabalho já está sendo conversada com os professores da escola e que logo eles terão a oportunidade de desenvolver as demais ideias que eles sugeriram. Isso os deixou muito contentes e não se preocuparam com o sorteio até acharam interessante. Contamos a eles nossas experiências como alunas do PEAD na UFRGS, e que também trabalhamos com Projeto por aprendizagens, os alunos gostaram de saber que também estudávamos e que fizemos algo da qual eles iriam fazer. A fisionomia deles de empolgação é algo que não iremos esquecer. Uma turma alegre e cheia de vontade para aprender. 
Então, a  professora Luciane e a professora Vera foram organizando os papeis para o tão esperado sorteio. Fizemos uma seleção por votação até chegarmos a duas opções: A muda da árvore de Sequoia (muda trazida pela NASA através de sementes na ida à lua) e novo planeta descoberto.
Poucos alunos conheciam a história desta planta, acabou sendo este o tema escolhido. Confessamos que do nosso grupo, só uma colega conhecia, então para nós também se tornou uma grande novidade estudar sobre esta muda de Sequoia.
Organizamos com eles os grupos e combinamos que retornaríamos na outra semana para ver como estava a pesquisa deles, eles foram orientados que este trabalho seria avaliado, não com notas, por que este não era o objetivo do Projeto, mas seria levada em consideração a participação deles com a professora titular, que iria acompanhar junto à diretora Marisa durante a semana, lembrando eles que nós iríamos retornar.



quarta-feira, 19 de abril de 2017


  
Projeto de Aprendizagem




Aprendizagem por projetos deve ser desenvolvida de modo que a formulação das questões sejam feitas pelo autor do projeto, ele junto com os professores vão construindo o conhecimento mutuamente. Partimos de um aprendizado prévio e vamos aprofundando à medida que vamos desenvolvendo o projeto.
Trabalhar com projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo de ensino aprendizagem, é considerado uma metodologia que sai do tradicional e torna a escola mais atraente, valorizando o que o aluno já sabe e respeitando que ele deseja aprender, pois uma das tarefas do educador é não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo, estimulando, observando e mediando situações de aprendizagem significativa.
Segundo Paulo Freire " o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo. ".



segunda-feira, 10 de abril de 2017

Uma Nova Etapa em minha vida

   Gostaria de compartilhar a alegria de estar trabalhando na educação infantil, pois fui nomeada em Cachoeirinha, desde Março de 2017. Nunca havia trabalhado com educação infantil antes, para mim está sendo tudo muito novo, trabalho com o maternal 1, crianças de 2 e 3 anos.
   Estou adorando, pude perceber que nesta faixa etária as atividades para eles são muito rápidas.
   Pude perceber também que conforme aprendi na interdisciplina de ludicidade, com o lúdico a criança tem a oportunidade de partilhar emoções, através dos jogos as crianças tem a oportunidade de socializar e desenvolver várias habilidades.
   Agora é a cada dia, aprender mais nesta nova etapa de minha vida.